A segunda aeronave de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) decola hoje (13/1)* do Rio de Janeiro para Porto Príncipe, no Haiti, levando a bordo profissionais da Defesa Civil e cães farejadores, além de equipamentos e suprimentos (alimentos, remédios e água).

O primeiro avião partiu ontem carregado com 13 toneladas de suprimentos – água e alimentos. A aeronave do Esquadrão Gordo (1º/1º GT) pousa daqui a pouco no país.

FONTE: CECOMSAER

*provavelmente, erro de digitação na nota original, já que se refere a hoje, 14/1.

COMPLEMENTAÇÃO – NOTA DA AGÊNCIA BRASIL:

A segunda aeronave brasileira com ajuda humanitária ao Haiti parte hoje (14) ainda pela manhã para a capital, Porto Príncipe. Além de 13 toneladas de suprimentos – entre água, alimentos e remédios – o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai levar profissionais e médicos da Defesa Civil e cães farejadores para ajudar no resgate das vítimas do terremoto que atingiu o país na última terça-feira (12).

A aeronave está sendo carregada com o material a ser levado ao Haiti e partirá da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

A Aeronáutica informou que a FAB está pronta para estabelecer uma “ponte-aérea” Brasil-Haiti para agilizar o envio de alimentos, remédios e água. No total, a FAB colocou oito aviões de transporte para isso. São três C-130 Hércules e um Boeing 707, que estão de prontidão no Rio de Janeiro, além de quatro C-105 Amazonas, que aguardam em Manaus.

A estimativa da Cruz Vermelha Internacional é de que 3 milhões de pessoas tenham sido atingidas pelo terremoto. As autoridades locais e a Oragnização das Nações Unidas calculam em 100 mil o número de mortos na tragédia.

FONTE: Agência Brasil

wpDiscuz