Boeing recebe carta de intenção da Índia para dez C-17
E, no último dia 6, os Emirados Árabes Unidos assinaram contrato para seis unidades, conforme anúncio de 2009
A Boeing informou no último dia 8 de janeiro que recebeu carta de intenção, por parte do Ministério da Defesa da Índia, para uma potencial aquisição de 10 aeronaves de transporte C-17 Globemaster III, destinadas à Força Aérea daquele país. A aeronave realizou voos de demonstração em fevereiro do ano passado, durante o Aero India 2009 (realizado em Bangalore), quando membros do Ministério da Defesa e Força Aérea da Índia puderam ver as capacidades do C-17. A intenção da Força Aérea do país, segundo a Boeing, é de substituir e aumentar sua frota de aviões de transporte AN-32 e IL-76, de origem russa.
Ainda segundo a Boeing, atualmente 212 transportes C-17 estão em serviço no mundo, a maioria (193), com a Força Aérea dos EUA (incluindo unidades ativas da Guarda Aérea e também da reserva). Operadores de outros países incluem o Reino Unido, que recentemente anunciou a assinatura de contrato para uma sétima unidade, Catar, Canadá, Austrália, além dos 12 membros do Strategic Airlift Capability e nações do Partnership for Peace.
Encomenda dos Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos também deverão se juntar ao “clube”, com a assinatura, no último dia 6 de janeiro, de contrato para a aquisição de seis unidades. Quatro aeronaves deverão ser entregues aos EAU já em 2011, com as duas restantes em 2012. O valor do contrato não foi revelado pela Boeing.
FONTE / FOTO DO ALTO: Boeing FOTO DE BAIXO: USAF
SAIBA MAIS: