Fazendo um “break” nas notícias sobre o F-X2 no Blog, vale a pena conferir um pouco do que acontece no resto do mundo, ainda que não seja um asssunto tão “quente”. De fato, pela foto acima, percebe-se que de quente mesmo só a exaustão em PC da turbina do Mirage 2000 C, do Esquadrão 1 / 12 “Cambresis” do Armée de l´air (Força Aérea Francesa), decolando no frio da base de Siaulaï, na Lituânia.

Trata-se da operação Air Baltic 2010, de defesa  e garantia da segurança da aviação civil no espaço aéreo dos países bálticos da Base Aérea de Cambrai são implantados para garantir a segurança da aviação civil no espaço aéreo dos países bálticos (Estônia, Letônia, e Lituânia), em alertas 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana). Trata-se da segunda vez que o Armée de l´air é destacado para a operação (a primeira foi no período de abril a julho de 2007).  Desde 2004 a OTAN se incumbe da defesa aérea dos países bálticos (veja os links abaixo para mais detalhes, referentes também a Forças Aéreas de outros países que já se revezaram na missão).

Nesse novo turno de quatro meses do Armée de l´air, destacam-se as dificuldades climáticas do inverno, bastante rigoroso nessa virada de ano no Norte da Europa.  Condições extremas que também estavam sendo enfrentadas pelos F-4 Phantom ICE da Luftwaffe (Força Aérea) alemã, que cumpriam a missão até serem rendidos pelos Mirage 2000 C franceses, provenientes da Base Aérea de Cambrai.

FONTE / FOTOS: Armée de l´air (Força Aérea Francesa)

SAIBA MAIS:

wpDiscuz