Selex Galileo associa-se à Atmos Sistemas para colaboração no radar AESA do Gripen

43

O site Flightglobal noticiou que a Selex Galileo italiana assinou um memorando de entendimento com a Atmos Sistemas brasileira cobrindo a colaboração potencial na tecnologia AESA.

O radar AESA Raven ES-05 está sendo proposto no pacote do Gripen NG para o Programa F-X2.

Além da colaboração no Raven, a Selex Galileo e a Atmos Sistemas estão também examinando o trabalho conjunto em outras áreas de aplicação do AESA. O radar AESA Raven ES-05 já se encontra em testes no Gripen NG Demonstrator.

O radar AESA, ou seja, o sistema de varredura eletrônica ativa, é um dos recursos modernizados do Gripen. Simplificando, pode-se dizer que se trata de um radar feito de muitos elementos diminutos de antena, montados de maneira a formar uma grande antena. Cada um destes elementos pode ser controlado individualmente, viabilizando as diversas novas funções.

Anteriormente, o radar do Gripen tinha uma antena mecanicamente controlada, com capacidade para iluminar uma só área por vez. Um radar AESA pode rapidamente efetuar a varredura de grandes áreas, monitorar um maior número de alvos simultaneamente, além de conferir ao piloto maior flexibilidade operacional.

COLABOROU: Asimov

wpDiscuz