Su-27 Flanker: esse vai longe
Eu estava sobrevoando águas internacionais sozinho e bem longe de casa quando um par de F-16 apareceu e, falando francamente,me pediram para cair fora. Eles se aproximaram até 50m de mim. Podia ver o rosto dos pilotos com a face coberta pelas máscaras de oxigênio. Estávamos todos armados com mísseis. Seguimos cursos paralelos por um bom tempo e então resolvemos mostrar um para o outro o que nossos caças podiam fazer – “wingover” ioiôs, esse tipo de coisa. Era um tipo de combate simulado. No entanto, após a breve demonstração, a 10.000 metros de altitude o Su-27 possui uma vantagem sobre o F-16. Pouco depois os ‘convidados’ foram embora e eu voltei a ficar sozinho novamente. Foi bom saber que eles desistiram e não me intimidaram nem um pouco. É muito provável que o combustível deles estivesse acabando.
Major Yevgeniy Oleynik, líder do 1º esquadrão do 941º regimento aéreo, realizando cobertura aérea para forças navais durante um exercício em 1996.
NOTA DO BLOG: Somente com o combustível interno um Su-27 possui um alcance de 4.000 km. Um F-15C pode atingir esta marca apenas com o uso de três tanques externos e sem carga bélica. Com o F-16 então não merece nem comparação.