Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste.

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com  proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:

  • Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.
  • Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.
  • Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).
  • Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
  • Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.
  • Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.
  • Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.
  • Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.
  • Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.
  • Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.
  • Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.
  • Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.

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