O anúncio do vencedor do Programa F-X2 da FAB deve ser feito finalmente em janeiro. Depois da disputa acirrada, dos voos de testes feitos pela FAB, da guerra dos lobbies nos bastidores e das centenas de matérias publicadas na imprensa sobre o tema, o caça escolhido pelo Presidente Lula definirá o futuro da Força Aérea Brasileira e da nossa Indústria Aeroespacial no setor de Defesa.

Muito tem sido especulado sobre a demora na decisão final, depois que o Governo demonstrou sua “preferência” pelo caça francês Rafale no dia 7 de setembro.

Filtrando o grande volume de informações que recebemos nos últimos meses, no final a “decisão política” do Governo deverá levar em conta a análise técnica da FAB sobre os candidatos, apesar de sua preferência. Se a decisão dependesse apenas do Presidente ou do Ministro da Defesa, ela já deveria ter sido tomada.

Espera-se também que a escolha do novo caça para a FAB terá algum impacto nas eleições presidenciais, já que de acordo com o vetor selecionado, a oposição o usará como munição para atacar o Governo.

Sendo assim, recomendamos às torcidas dos três candidatos ao F-X2 que apertem seus cintos, pois poderemos ter uma grande surpresa em janeiro…

wpDiscuz