Chile recebe seus primeiros Super Tucano
“Uma primeira entrega sempre tem um significado especial, pois representa o início de uma relação de longo prazo com nosso cliente e a oportunidade de servi-lo, provendo serviços que garantam sua satisfação”, disse Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa. “A Força Aérea do Chile contará a partir de agora com o que há de mais avançado em termos de treinamento para seus pilotos e a flexibilidade de ter também a melhor aeronave de ataque-leve para contra-insurgência e guerra irregular.”
A proposta da Embraer selecionada pela FACH inclui um amplo pacote de suporte logístico integrado (Integrated Logistic Support – ILS) e um avançado sistema de treinamento e apoio à operação (Training and Operation Support System – TOSS), abrangendo não somente a aeronave, mas também estações de apoio em solo. O TOSS da FACH é composto por três sistemas: um de planejamento de missões de navegação e ataque (Mission Planning Station – MPS), um para o relato de missões (Mission Debriefing Station – MDS), e um simulador de vôo (Flight Simulator – FS).
Oitenta e três unidades do Super Tucano já foram entregues à Força Aérea Brasileira (FAB), 25 à Força Aérea Colombiana (FAC) e duas à República Dominicana, sendo utilizadas com sucesso na vigilância de fronteiras, combate ao narcotráfico e em missões operacionais de combate. No total, 172 aviões foram vendidos para sete clientes.
FONTE/FOTO: Embraer
LEIA TAMBÉM: