O Ministério da Defesa Britânico anunciou nesta terça-feira, 15 de dezembro, que vai incorporar 22 novos helicópteros Chinook à frota de 48 unidades já operada pela RAF. Desta forma, o total deverá chegar a 70 Chinook. Os 48 da frota atual já incluem oito modelos Mk3 e reposições para dois exemplares perdidos em operações.

Os primeiros dez deverão sair da linha de produção em 2012, e a encomenda deverá ser completada no ano seguinte. O objetivo é incrementar o suporte aéreo na linha de frente no Afeganistão.

O anúncio é parte de uma Estratégia Futura para Helicópteros (Future Helicopter Strategy), que pretende incrementar em 40% o número de helicópteros de transporte disponíveis para operações em condições extremas, tais quais as do Afeganistão. A RAF voará os novos Chinook junto com os Merlins que chegaram àquele Teatro de Operações (T.O.) no mês passado.

Segundo o Secretário de Defesa Bob Ainsworth, trata-se de uma resposta às demandas das forças na linha de frente, que lhe têm informado repetidas vezes que os Chinook são indispensáveis no T.O. afegão. Ainda segundo o Secretário, a capacidade britânica de helicópteros já dobrou nos últimos três anos.

FONTE / FOTO: RAF

LEIA MAIS SOBRE A ESTRATÉGIA BRITÂNICA DE HELICÓPTEROS NO BLOG DO PODER NAVAL: CLIQUE AQUI.

wpDiscuz