Índia e Rússia devem assinar acordos sobre o programa PAK-FA

3

Nas próximas semanas a Índia e a Rússia devem assinar vários acordos sobre o desenvolvimento do caça de quinta geração até o momento conhecido como PAK-FA.

O vice-presidente e diretor-geral da Sukhoi, Alexander Klementiev, informou ao site Flightglobal que a “cooperação vai muito bem”. “Não posso detalhar exatamente onde estamos [nas negociações], mas ambas as partes estão contentes agora. Em algumas semanas assinaremos alguns acordos para aprofundar estes cooperação”, completou.

Recentemente foram noticiadas informações sobre o descontentamento de cientistas e engenheiros indianos a respeito do nível de acesso ao programa PAK-FA. Em parte, esta reclamação se deve à transferência de tecnologia para a Índia.

O acordo inicial entre a Índia e a Rússia foi estabelecido em 2007. A Rússia está desenvolvendo um caça furtivo monoposto e a Índia prefere um biposto que incorpora tecnologias de outros fornecedores também.

Não foi divulgado oficialmente nenhum cronograma para a conclusão do protótipo indiano, mas existem estimativas de que o mesmo estará pronto por volta de 2016/2017. Por outro lado a Rússia havia dito que o primeiro voo do seu PAK-FA ocorreria no final deste ano, algo bastante improvável.

Sobre o programa de construção do Sukhoi Su-30MKI, o mesmo segue como esperado e as aeronaves já entregues à Força Aérea da Índia voltaram a voar depois de ficarem “groundeadas” desde 2 de dezembro. Perto de cem Su-30MKI voam na IAF e o total esperado pode chegar perto de 240 aeronaves.

FONTE: Flightglobal

LEIA TAMBÉM:

wpDiscuz