Chegam os últimos Mirage 50 doados ao Equador
Os últimos três caças Mirage-50 doados pela Venezuela ao Equador chegaram à Base Aérea de Manta ontem, dia 14 de dezembro. Desta forma, conclui-se a operação de translado de todas as aeronaves, no total de seis exemplares recebidos pela Força Aérea Equatoriana.
Os aviões chegaram via Panamá, pois a Colômbia não permitiu que os mesmos sobrevoassem seu espaço aéreo. Os aviões seguiram para Manta e por lá ficarão pelos próximos seis meses. Os Mirage deverão ser permanentemente baseados em Taura, porém, a pista daquela base está passando por obras.
A FAE pretende colocar em operação três dos seis jatos até janeiro do ano que vem. Os primeiros três Mirage 50 chegaram a Taura no último dia 29 de novembro.
Esses Mirage 50 chegam em um momento muito importante para o Equador, pois sua aviação de caça passa por uma grave crise. Foi informado que, dos 25 jatos supersônicos existentes (12 Kfir e 13 Mirage F1) no inventário da FAE, baseados em Taura, somente um Mirage está em condições de voo.
O governo do Equador estuda uma proposta da Espanha para adquirir caças Mirage F-1 usados. Além disso, foi noticiado que a África do Sul negociou seus caças Cheetah com a FAE.
FONTE/FOTO: FAVclub
LEIA TAMBÉM: