Executivo da EADS acredita que USAF comprará o A400M

9

O CEO da EADS North America, Sean O’Keefe, enumerou três fatores para que a USAF escolha o A440M como seu próximo avião de transporte estratégico dentro de cinco anos.

O A400M poderia preencher um grande hiato com a “aposentadoria” dos C-5A (a versão mais antiga do Galaxy que não será modernizada), o término do programa C-17 da Boeing e a limitada capacidade de transporte e alcance dos C-130 da Lockheed.

Segundo O’Keefe o A400M seria a única opção da USAF para esta situação que ocorrerá próximo da metade da próxima década.

A manutenção da linha de montagem do C-17 só não foi fechada ainda porque o congresso dos EUA liberou fundos para a aquisição de mais 33 aeronaves. Outras poderão ser adquiridas no ano fiscal de 2010.

O problema é que nem o prórprio programa do A400M está certo. Os parceiros do programa estão negociando com a Airbus o estouro do custo do projeto, avaliado em cinco bilhões de euros. Se o programa de testes ocorrer sem maiores problemas ou atrasos os primeiros exemplares de produção deverão voar em 2012.

FONTE: Flightglobal FOTO: AFP

NOTA DO BLOG: o senhor O’Keefe tem certa razão em dois aspectos. A modernização dos C-5, além de atender a um número pequeno de aviões para as necessidades dos EUA, não eliminará a busca do seu substituto no médio prazo. Também não há em solo norte-americano um estudo de aeronave de transporte estratégico bastante avançado para que o mesmo fique pronto até 2015.

LEIA TAMBÉM:

wpDiscuz