É o exercício “Cope Taufan”, que vai de 9 a 20 de novembro

Nos próximos dias, pilotos dos EUA e da Malásia vão combater nos céus malaios no exercício “Cope Taufan”. Os F-15 Eagles do 67º Esquadrão de Caça (67th Fighter Squadron) que opera atualmente a partir da Base Aérea de Kadena, no Japão, deslocaram-se para TUDM Butterworth, na Malásia, para exercícios com os  MiG-29 Fulcrums e F/A-18 Hornets da Real Força Aérea Malaia. Além dos combates, serão trocadas experiências técnicas e de procedimentos para reforçar a interoperabilidade e cooperação entre as duas forças.

O Tenente Coronel Novotny, comandante do 67th FS, admite que para vários pilotos do esquadrão será a primeira vez em que voarão junto a caças malaios e que “treinar contra o MiG-29 é uma experiência única na vida”. Exercícios conjuntos das forças do Pacífico da USAF com a Real Força Aérea Malaia vêm desde o início da década de 1980.

FONTE / FOTO DO F-15 (67th FS em Nellis): USAF

NOTA DO BLOG: o site da Revista Asas informou, recentemente, que a Malásia deverá vender seus MiG-29 em 2010. Notícias de dificuldades na manutenção da frota já haviam sido publicadas na Alide. No informe da USAF sobre o exercício na Malásia, nada foi citado sobre os Su-30 MKM, também operados pela Força Aérea Malaia, e que já foram notícia no Blog do Poder Aéreo (clique nos links desta nota para acessar as notícias citadas).

wpDiscuz