F-16 em alerta de defesa aérea nos EUA: no ar em 7min15seg
Na foto acima, o F-16 pilotado por um capitão do 55º Esquadrão de Caça da USAF, se aproxima de um Cessna voado pela patrulha aérea civil da Carolina do Sul (EUA), como parte do exercício “Fertile Keynote”, em 19 de novembro passado. A foto aparenta ter sido tirada do próprio Cessna, enquanto o F-16 executava uma manobra “head butt”, para redirecionar o intruso para a rota apropriada depois de tentativas de comunicação mal-sucedidas.
Clicando na foto para ampliar, pode-se ver as faixas indicativas dos mísseis AMRAAM. Da frente do míssil para trás, há uma faixa amarela, seguida de duas marrons, o que indica que se trata de um míssil operacional para combate, com cabeça de busca / aviônicos ativos (faixa amarela) além de ogiva e propelente também ativos (faixas marrons). No caso de mísseis empregados em treinamento, as faixas são azuis (podendo haver combinações de mísseis com propelente ativo mas cabeça de busca não ativa, para simular lançamentos sem engajar, ou de mísseis com cabeça ativa mas sem propelente, que podem indicar que o alvo está na mira, mas sem lançar o míssil etc, o que produz combinações das cores azul, marrom e amarela). A faixa amarela que indica a cabeça de busca ativa dos Sidewinder também pode ser vista, apesar da visão do resto desses mísseis estar bloqueada pelas asas.
O F-16 da foto opera a partir da Base Aérea de Shaw, dando suporte à Operação “Noble Eagle”, que provê alerta imediato no espaço aéreo dos EUA, além de proteger eventos significativos como movimentos do presidente norte-americano e lançamentos de ônibus espaciais.
O tempo médio divulgado para um F-16 em alerta estar no ar é de 7 minutos e 15 segundos a partir do som do alarme. Reparar na configuração do F-16 para esta missão: dois tanques subalares, dois mísseis ar-ar de curto alcance e orientação por infravermelho e dois mísseis de médio alcance e orientação por radar ativo.
FONTE / FOTO: USAF
SAIBA MAIS SOBRE DEFESA AÉREA E BASES AÉREAS DOS EUA: