RAAF: o ‘porco’ mostra sua força…
…e a ‘vespa’ mostra seus ferrões.
Para os fãs dessas aeronaves nas cores da RAAF – Royal Australian Air Force (Real Força Aérea Australiana), o site daquela força disponibiliza belos “papéis de parede”, alguns dos quais podem ser vistos nas fotos desta matéria.
Para os que estranharam os nomes, o F-111 tem o afetuoso apelido de “porco” devido à sua capacidade de “caçar à noite fuçando rente ao mato”, graças ao acompanhamento do terreno pelo radar. Já o nome do F/A 18 “Hornet” pode ser traduzido como vespa, ou vespão, embora o aumentativo seja mais apropriado hoje a seu sucessor, o Super Hornet.
E falando em sucessor, mas prosseguindo nos apelidos, as fotos de cima já estão virando história e as de baixo também deverão começar a virar, com os planos em andamento da RAAF de substituir o “porco” pelo “vespão” e, iniciando na próxima década, a “vespa” por um tal de “relâmpago 2”, que apesar do fulminante apelido está um tanto atrasado. E, conforme a intensidade desse relâmpago se comprovar e os recursos da RAAF aguentarem seu considerável choque, ele também deverá queimar a “super vespa”, numa futura descarga.
FOTOS: RAAF