‘Eurofighter’: 200 aeronaves em serviço
O Eurofighter Typhoon número “200”, produzido pelos quatro empresas parceiras do consórcio europeu, foi entregue pela EADS Deutschland à Luftwaffe alemã, no dia 24 de novembro, em cerimônia realizada em Manching, perto de Munique, Alemanha.
Esta marca faz com que o Typhoon Eurofighter seja a única aeronave de nova geração multi-função a atingir o impressionante número de 200 exemplares em serviço.
Os “Tufões” – produzidos pela EADS Deutschland, CASA EADS, BAE Systems e Alenia Aeronautica – agora estão em serviço em 12 unidades de seis forças aéreas, substituindo 11 tipos de aeronaves.
Até a data, a frota de Eurofighter voou mais de 70.000 horas no total, com disponibilidade operacional acima da média.
O Eurofighter Typhoon foi escolhido pelo Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Reino da Arábia Saudita e Força Aérea Austríaca, que têm um total de 707 aviões encomendados.
Recentemente, quatro aviões Typhoon da Royal Air Force fizeram um voo recorde de 18 horas para as ilhas Malvinas, no Atlântico Sul, para assumir a Quick Reaction Alert (QRA) no lugar dos Tornado F3.
Em funções operacionais semelhantes, a Luftwaffe esteve em missões de patrulha aérea da OTAN nos Estados Bálticos, a Força Aérea Italiana realiza patrulha aérea sobre a Albânia e a Força Aérea Austríaca – que recebeu todos os 15 aviões encomendados – proveu a segurança no espaço aéreo durante um evento de Ministros da Defesa da OTAN na Eslováquia.