Thales demonstra interoperabilidade de equipamentos IFF nos EUA

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Na última quinta-feira, 26 de novembro, a Thales informou que seus equipamentos TSB 2512 IFF (Combined Interrogator Transponder – CIT) e  TSC 2002 IFF  foram objetos de testes nos EUA.  Os testes, que segundo a empresa foram bem sucedidos, tiveram como objetivo mostrar que esses equipamentos se comunicam com sistemas norte-americanos equivalentes, de maneira a validar a interoperabilidade dos desenvolvimentos do novo modo seguro (criptografado) da OTAN, designado como Mode 5.

O TSB 2512 (que combina as funções de interrogador e transponder) equipa as aeronaves de combate Rafale, enquanto o TSC 2002 (transponder IFF), equipa plataformas diversas como os helicópteros EC 725 (modelo encomendado pelo Brasil com o nome Super Cougar), os transportes C130 e os SDCA – Système de Détection et de Commandement Aéroporté – E-3F (a versão “avião radar” ou, mais precisamente, AWACS, do Boeing 707-320B). Os dois equipamentos compartilham um núcleo (core) comum a toda a família IFF da Thales, segundo a empresa.

Os testes foram realizados nos laboratórios do US Naval Air Systems Command (US NAVAIR), localizados em Patuxent River, no estado de Maryland (EUA) e foram organizados pela DGA (Direction générale de l’armement) francesa e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. São decorrência do contrato IFF NG (Nova Geração)  Mode 5 e Mode S recebido pela Thales para fornecer mais de 160 sets de equipamentos IFF (Identification Friend or Foe – Identificação Amigo ou Inimigo).

Segundo a DGA, o Mode 5 está sendo desenvolvido devido a insuficiências do Mode 4 da OTAN, devendo substituir todos os modos atuais (1, 2, 3 e 4). O Mode S é destinado à aviação civil, e tem por objetivo superar os pontos fracos dos modos atuais (A & C) em área de tráfego pesado e, eventualmente, substituir estes dois modos.

FONTES: Thales e DGA FOTO: Thales

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