Gripen supera as 130 mil horas de voo
A frota de caças Gripen já voou mais de 130 mil horas. Atualmente, os caças Gripen operam nas Forças Aéreas da República Tcheca, Hungria, África do Sul e Suécia, além da Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS)
A Força Aérea Sueca é a maior operadora de Gripens e seu primeiro Esquadrão de Gripens foi inaugurado em 1997. A Força Aérea Tcheca recebeu seus caças Gripen C/D em 2005. Em seguida, foi a vez da Força Aérea Húngara, em 2006. As entregas à Força Aérea da África do Sul começaram em 2008 e continuam.
O número total de horas de voo inclui também os voos de teste, realizados pelo Departamento de Ensaios de Voo da Saab, localizado na cidade sueca de Linköping. Os caças Gripen C/D são constantemente desenvolvidos, recebendo novos equipamentos e software. Além disso, o Gripen NG Demonstrator também já foi submetido a voos de teste.
Primeiro Gripen C a registrar mais de 1.000 horas
A Força Aérea Sueca começou a operar caças Gripen C/D, em 2005. O Gripen de número 39210 foi o primeiro Gripen C a ultrapassar a marca de 1.000 horas de voo, no início deste mês. A aeronave é operada pela Ala F 17, baseada em Ronneby, e recebe manutenção da 171a Empresa de Manutenção de Aeronaves.
FONTE: Saab