Emirados e Saab assinam contrato para AEW
Contrato inclui duas aeronaves Saab 340 AEW equipadas com radar Erieye
Nesta terça-feira, 17 de novembro, a Saab assinou um contrato para a venda de um sistema de vigilância aérea com os Emirados Árabes Unidos. O contrato é cotado em 1,5 bilhões de coroas suecas (1,5 bi SEK, o que equivale a aproximadamente 220 milhões de dólares ou 375 milhões de reais). Além de duas aeronaves Saab 340 AEW (Airborne Early Warning – Alerta Aéreo Avançado) equipadas com radar Erieye, equipamentos de solo, serviços de apoio e logística também estão incluídos.
Segundo a empresa, as discussões com os EAU a respeito de sistemas de vigilância aérea tomaram vários anos. O radar Erieye, utilizando como plataforma a aeronave Saab 340, equipa a Força Aérea Sueca e também já foi vendido para a Tailândia. Para o Paquistão, o sistema foi vendido prevendo a instalação em aeronaves Saab 2000. Brasil, México e Grécia operam o sistema a partir de aeronaves da família Embraer 145.
Empresa também informou o primeiro voo de um Saab 340 AEW da Tailândia
Na foto acima, o Saab 340 AEW encomendado pela Tailândia faz seu voo inaugural junto ao primeiro caça Gripen da Royal Thai Air Force (Real Força Aérea Tailandesa), em 13 de novembro. O voo foi realizado a partir de Linköping, na Suécia.
O voo, de pouco mais de duas horas, serviu para testar os sistemas básicos da aeronave. A encomenda tailandesa de 2008, feita num acordo governo a governo, foi de um sistema completo de aeronaves /comando e controle, compreendendo seis caças Gripen C/D (incluindo equipamentos e serviços associados) uma aeronave Saab 340 AEW equipada com radar Erieye radar e data links, uma aeronave Saab 340 para funções de transporte e treinamento, além de um sistema de comando e controle com data links.
FONTE / IMAGENS: Saab
SAIBA MAIS: