Mais uma vez, Presidente Lula cita acordo de caças em declaração conjunta, ao lado do Presidente Sarkozy

O áudio da declaração conjunta pode ser ouvido diretamente no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República (clique no link ao final da matéria para acessar), de onde também se pode baixar um texto em word, do qual destacamos o trecho abaixo:

“Mas a verdade é essa, é que Brasil e França sempre foram muito parceiros, sempre se gostaram muito, muitos franceses vão ao Brasil, muitos brasileiros vem a Paris, ou seja… Mas nós nunca levamos muito a sério a relação entre o Estado francês e o Estado brasileiro. E o presidente Sarkozy, ao tomar posse, deu um passo gigantesco para consolidar essa que era uma boa amizade política, cultural, sabe, em uma relação profissional entre o Estado francês e o Estado brasileiro. Ou seja, além de sermos amigos, nós precisamos ter um pensamento estratégico para os próximos 50, 100, ou quem sabe, para o século XXI inteiro.

E começamos a estabelecer nessa ideia da estratégia entre França e Brasil os acordos do submarino, os acordos dos helicópteros, os acordos dos aviões caça, que mantém os mesmos princípios que nós acordamos em Brasília. Todo mundo sabe que essa não é uma coisa simplista, é uma coisa complicada e que nós temos concorrentes e que, portanto, nós temos que conversar com muito jeito. Mas mais importante, e esse, presidente Sarkozy, me permite lhe dizer uma coisa aqui: a França é o único país da Europa que pode orgulhosamente dizer que tem 700 quilômetros de fronteira na Amazônia com o Brasil. É um privilégio extraordinário ao mesmo tempo ser um país europeu e um país amazônico.”

FONTE / FOTO (R. Stuckert): Presidência da República – Secretaria de Imprensa

NOTA DO BLOG 1: a foto em que o presidente francês aparece sorrindo foi uma escolha deste editor.

NOTA DO BLOG 2: se já há acordos para aviões de caça, para que serve exatamente o relatório em preparação pela FAB para o programa F-X2? Há quem diga que serve para pressionar os franceses por redução dos preços e melhoria da proposta. Há quem diga que não serve para nada. Para relembrar os fatos de pouco mais de dois meses atrás, clique nos links abaixo e formule aqui sua própria opinião.

LEIA MAIS:

    wpDiscuz