Aeronave iniciará os testes de solo em preparação para o primeiro voo, esperado para antes do final do ano

O primeiro A400M foi entregue, no último dia 12 de novembro, para a organização de voos de teste da Airbus, para iniciar os testes em solo necessários antes do primeiro voo. O objetivo é verificar se todos os sistemas da aeronave, motores e instrumentção de testes estão funcionando adequadamente, de modo a garantir um primeiro voo seguro assim como uma eficiente campanha de provas.

Após testes estáticos, que inclui os de motores, sistemas e equipamentos de telemetria, serão iniciadas as primeiras corridas de táxi, primeiramente a baixa velocidade (até 60 kts) e frenagens, seguidas de testes de velocidade a 120 kts, abortando a decolagem. Após cada prova e análise dos dados respectivos, é feita uma avaliação para determinar quando a próxima é realizada, subsequentemente até o momento da primeira decolagem (esperada para antes do final do ano).

FONTE / FOTO: EADS NV

NOTA DO BLOG: com um programa iniciado ainda nos anos 90 e amparado em encomendas por parte de 7 países, que chegam a 180 aeronaves, o A400M é considerado o mais ambicioso programa multinacional europeu de defesa já realizado.

Após custos que vem ultrapassando o orçamento (20 bilhões de euros) e adiamentos subsequentes, espera-se que finalmente a aeronave realize seu primeiro voo (já bastante atrasado) antes do final do ano. As primeiras encomendas, programadas para 2012, ficaram para 2014.

SAIBA MAIS:

wpDiscuz