O ministro da defesa da França, Hervé Morin, aprovou em reunião do comitê ministerial nesta quinta feira, 12 de novembro, a encomenda de 60 aviões de combate Rafale para a Marinha Francesa (Marine Nationale) e Força Aérea Francesa (Armée de l’Air). A encomenda já estava prevista na lei de finanças de 2009, elevando para 180 o número de aeronaves encomendadas do Rafale. As aeronaves deverão ser entregues equipadas com nova antena ativa de radar e melhorias no sistema de autoproteção.

As datas de entrega dos aviões serão ajustadas em função de contratos de exportação, de forma a otimizar a organização da linha de produção para as necessidades francesas e para as dos países com os quais a França propõe uma parceria no programa Rafale.

Antes do final do ano, o contrato deverá ser notificado aos principais fabricantes envolvidos no programa, a Dassault Aviation, Thales, Safran e MBDA, pela Direção geral de armamento (Direction générale de l’armement – DGA). A encomenda deverá beneficiar por volta de cem empresas de vários portes.

O Rafale está em serviço na Marine Nationale desde 2004 e no Armée de l´air desde 2006, e vem realizando missões operacionais a partir do navio-aeródromo Charles de Gaulle e no Afeganistão.

FONTE: Ministério da Defesa Francês    FOTO: Força Aérea Francesa /Sirpa Air

wpDiscuz