Nem as rajadas de vento atrapalharam a ‘Fumaça’

O céu da cidade de São Paulo estava parcialmente nublado e a visibilidade era boa, sugerindo condições CAVOK (*). Mesmo assim eram notadas rajadas de vento que às vezes “espalhavam” um pouco as aeronaves nas manobras. Mas isso, para o grande público que aplaudia e gritava bem alto, aparentemente não fazia a menor diferença durante a apresentação da ‘Esquadrilha da Fumaça’.

Como sempre, após o pouso e saída das aeronaves, os pilotos foram até o público distribuindo material promocional do esquadrão e dando autógrafos. Este é um momento muito importante para o público, pois é a hora do ‘corpo a corpo’.

O material promocional deste ano do esquadrão está em inglês e português. Isto facilitou muito a propaganda não só do EDA, mas também da FAB nos países por onde ela passou este ano. E não foram poucos.

Dentre as empresas que apoiaram o material promocional estavam a Boeing e a Rafale Internacional. E a Saab? Abaixo, a reprodução da capa do material promocional.

A seguir, mais fotos da apresentação, tendo como fundo um céu cinzento paulistano. Percebe-se em algumas o efeito das rajadas de vento na fumaça e na tendência de algumas aeronaves “espalharem” um pouco em manobras específicas (clique nas fotos para ampliar).

Mas, dentro das condições de segurança, o EDA costuma encarar suas apresentações faça chuva ou faça sol, como pode perceber no mês passado o público que estava no aeroclube de Pirassununga, assistindo de guarda-chuva aberto a uma apresentação completa, ou mesmo os que se lembram de um Domingo Aéreo no PAMA-SP de alguns anos atrás, quando o teto baixou tanto que a Fumaça mostrou uma versão simplificada do show, mesmo assim arrancando aplausos (ambas apresentações testemunhadas pelo editor Nunão). Mas essas são outras histórias. Até a próxima “Fumaça… já”.

(*) CAVOK (Ceiling and Visibility are OK) Termo utilizado na aviação para designar boas condições de tempo. No METAR ele substitui os grupos: visibilidade igual ou acima de 10km; ausência de CB ou nuvens abaixo de 1500m; ausência de precipitação, trovoadas, nevoeiro de superfície ou neve em suspensão.

FOTOS: Poder Aéreo (Nunão e Poggio)

Publicidade

wpDiscuz