Roll out do treinador KT-1T para a Turquia
Cerca de 100 convidados de alto perfil, incluindo o presidente da KAI e CEO Kim Hong-Kyung e Murad Bayar, subsecretário para a indústria de defesa do Ministério Turco da Defesa Nacional, assistiram à cerimônia.
A variante KT-1T tem alguns melhoramentos da KT-1 original, para atender aos requisitos da Força Aérea Turca.
Os melhoramentos incluem um sistema de pressurização, “glass cockpit”, sistema de geração de oxigênio a bordo (OBOGS) e HOTAS. A KAI assinou um ontrato de US$ 400 milhões com a Turquia em 2007, para exportar 40 KT-1T modificados , com uma opção de venda de 15 unidades adicionais, após a entrega do pedido inicial.
Desenvolvido conjuntamente pela estatal Agência de Defesa de Desenvolvimento de 1988 a 1998, o KT-1 foi o primeiro em sua classe a ser projetado inteiramente por computador. O treinador está equipado com todos os sistemas necessários para manobras acrobáticas, incluindo um sistema de controle por computador de vôo.
Também existe uma variante armada do KT-1, o KO-1. A KAI vendeu 17 KT-1s à Indonésia, entre 2001 e 2008. O sistema nacional de certificação de aeronavegabilidade, que entrou em vigor em agosto, vai ajudar a facilitar a exportação da aeronave, disseram os funcionários da KAI e da Defense Acquisition Program Administration (DAPA).
A introdução do sistema de aeronavegabilidade para aeronaves militares irá ajudar a garantir a segurança de vôo para a exportação de aviões militares, que responde por mais de 80 por cento da indústria de aeronaves do país, disse um porta-voz da DAPA: “Por exemplo, a competitividade das exportações dos treinadores KT-1T e do T-50 será melhorada, em grande medida por causa da conformidade do sistema às normas internacionais”.
Segundo o sistema, uma comissão da DAPA de especialistas e técnicos do avião vão controlar, fiscalizar e avaliar os procedimentos relacionados com a concepção das aeronaves militares nacionais, produção e manutenção, para verificar se os aviões são seguros e suas especificações estão em conformidade com as normas internacionais.
Anteriormente, a Coréia do Sul tinha de pagar às agências estrangeiras de aeronavegabilidade para avaliar suas aeronaves militares e aguardar os certificados. Menos de 10 nações, incluindo os EUA, Reino Unido, França, Canadá e outros membros da OTAN, têm o seu próprio sistema de certificação de navegabilidade local .
A KAI, única fabricante de aviões da Coréia do Sul, exibiu o treinador KT-1, o jato LIFT T-50 Golden Eagle, o helicóptero utilitário Surion e veículos aéreos não tripulados, no Seoul ADEX 2009.
FONTE: Asia Defence