O governo da Líbia está planejando gastar o montante de 1 bilhão de dólares americanos (aproximadamente 670 milhões de euros) para adquirir mais de 20 aviões militares russos, revelou a agência Interfax, segundo uma fonte que não quis se identificar, mas que seria de origem diplomático-militar. Os contratos poderiam ser assinados no final deste ano ou no início de 2010.

“A Líbia planeja comprar entre 12 e 15 unidades do polivalente Sukoi Su-35, 4 unidades do Su-30 e mais 6 unidades do Yak-130, este último para treinamento avançado”. Completou a fonte “ muitos dos contratos já estão muito bem trabalhados para serem assinados. Os aspectos financeiros ainda precisam ser resolvidos.”

Um porta-voz da Rosoboronexport, a estatal russa responsável pela supervisão as vendas externas de armamentos da Rússia, não pode ser encontrado para comentar o assunto.

A Líbia foi considerada por longa data um estado pária pela comunidade internacional, mas passou a se aproximar nos anos recentes, não sem polêmicas. As negociações com os russos foram restabelecidas no final do ano passado, quando da visita à Moscou do líder líbio, o coronel Kadafi.

Grande parte do arsenal deste estado norte-africano foi adquirido na União Soviética, nos últimos anos da Guerra Fria.

No início deste mês um caça russo MiG-23 caíu durante um show aéreo sobre um subúrbio da capital Líbia, Trípoli, matando os dois tripulantes e ferindo várias pessoas no chão. Tal show aéreo tinha como objetivo mostrar os aviões de caça russos para possíveis clientes na África do Norte.

FONTE: DefenseNews

SAIBA MAIS:

wpDiscuz