Taiwan analisa proposta de colocar seus caças Mirage 2000-5 na naftalina

110

O Ministro da Defesa de Taiwan Kao Hua-chu disse hoje que considera a proposta de paralisar os Mirage 2000-5 da frota de seu país, em função da baixa performance e altos custos de manutenção.

Kao disse que o Ministério da Defesa Nacional vai avaliar cuidadosamente as questões, para manter o equilíbrio da capacidade de combate no Estreito de Taiwan, antes de tomar uma decisão sobre o assunto.

Enquanto isso, a Força Aérea irá trabalhar com o fabricante francês, num esforço para corrigir os problemas com as lâminas das turbinas dos motores a jato, a fim de melhorar a performance da aeronave, disse ele.

Os Mirage 2000 de Taiwan estão com problemas de ruptura das pás das turbinas, o que resultou numa queda na média de horas de voo dos pilotos para seis horas por mês, que é apenas 40 por cento do mínimo de 15 horas exigido pelo Ministério da Defesa.

Os custos de manutenção dos Mirage 2000 também estão sendo considerados exorbitantes. A hora de voo do Mirage, segundo Taiwan, é de NT$800,000 (equivalente a mais de 24 mil dólares!), enquanto a do F-16, também usado pela Força Aérea, é de 7.700 dólares (NT$250,000).

FONTE: Taiwan News / COLABOROU: Asimov

NOTA DO EDITOR: Taiwan não teve muita sorte com seus Mirage 2000, que desde sua chegada apresentaram diversos problemas. Mas o alto custo de operação divulgado nos faz perguntar se a FAB também tem pago valor semelhante por hora de voo dos nossos Mirage. Caso positivo, certamente os pilotos brasileiros também devem estar voando aquém do necessário. Por outro lado, o custo de hora de voo do Rafale deve ficar no mesmo nível, pois mesmo sendo mais moderno, possui dois motores, que consomem mais.

wpDiscuz