RAF no Afeganistão: trocam-se os esquadrões, ficam os aviões

16

No dia 19 de outubro de 2009, o 12º Esquadrão da RAF (Real Força Aérea) deu adeus a Kandahar para voltar à sua base em Losssimouth na Escócia , mas os seus Tornados GR4 ficaram. Eles serão operados pelos integrantes do 31º esquadrão, provenientes da base da RAF de Marham, substituindo o pessoal de Losssimouth. Na foto menor, o comandante do 12º esquadrão, Wing Commander (Comandante de Ala) James Linter é rendido no serviço pelo comandante do 31º esquadrão, Wing Commander Ian Gale (à direita), no último dia 15 de outubro, em Kandahar.

Os pilotos e pessoal de apoio do 12º esquadrão permaneceram em Kandahar por 4 meses, tendo substituído em junho a Joint Harrier Force. No total, foram voadas mais de 600 surtidas, incluindo 40 de alerta de apoio aéreo aproximado, respondendo a pedidos urgentes de forças terrestres sob fogo. Os Tornados do esquadrão foram os primeiros a utilizar a nova bomba guiada Paveway IV (que permite ataques a qualquer hora e em quaisquer condições de tempo)em alvos reais.

Além das missões de apoio aéreo, os Tornados GR4 também cumpriram missões de reconhecimento (mais de 100, no total), utilizando o pod RAPTOR, específico da aeronave (Reconnaissance Airborne Pod for Tornado).

Segundo o Líder de Esquadrão (Sqd Leader) Richard Osselton, boa parte do pessoal do 12º está na unidade há mais de oito anos, tendo bastante experiência no Tornado. A operação da  aeronave não teria sido por demais complicada no TO Afegão, segundo Osselton, pelo Tornado sofrer menos com a poeira fina, já que se trata de um avião “totalmente elétrico”, beneficiando-se das condições locais de  baixa humidade, mesmo a altas temperaturas (acima de 45°C). Em média, o esquadrão cumpriu seis surtidas diárias, com duração entre 3 e 4 horas cada.

Os 148 militares baseados em Lossiemouth (12 pilotos, 12 operadores de sistemas de armas / navegadores e 124 da equipe de terra), além de integrantes do 617º e 14º esquadrões já retornaram à Escócia.

FONTE E FOTOS: RAF

SAIBA MAIS:

wpDiscuz