Na França, a organização equivalente aos PAMA (Parques de Material Aeronáutico) da FAB realiza uma das últimas manutenções nível parque nos Mirage 2000

Segundo informe do Armée de l´air (Força Aérea Francesa), no último dia 13 de outubro a Oficina Industrial da Aeronáutica (atelier industriel de l’aéronautique – AIA), de Clermont-Ferrand entregou à Força o Mirage 2000-5 C49, após sua revisão completa (nível parque). Trata-se da 300ª grande revisão realizada em um Mirage 2000 pela organização, equivalente aos Parques de Material Aeronáutico da FAB (PAMA), em que todas as peças são desmontadas, inspecionadas e reparadas ou substituídas, conforme o caso. 

Em breve, esse serviço deverá ser realizado pelo próprio fabricante

A primeira grande revisão do AIA em um Mirage 2000 foi em março de 1989. Esta 300ª deverá ser uma das últimas feitas pela organização nas aeronaves do tipo, pois espera-se, para breve, que as próximas sejam realizadas através de uma parceria da Força Aérea Francesa com o fabricante da aeronave.

FOTO: Armée de l´air

NOTA DO BLOG: é cada vez mais comum encontrar exemplos como esses nas Forças Armadas do mundo, em que a responsabilidade pela manutenção e logística vem passando para os fabricantes dos equipamentos, através de rentáveis contratos. A FAB realiza as grandes revisões de suas aeronaves em seus Parques de Material Aeronáutico (como o PAMA-SP, que realizará neste domingo um evento de portões abertos – clique aqui para matéria a respeito), mas vem passando, gradativamente, parte significativa do esforço logístico para os fabricantes dos equipamentos.

Para ver outro exemplo francês de manutenção por parte de empresa fabricante, clique no link abaixo:

wpDiscuz