A Força Aérea Numerada 103 (FAE 103), comandada pelo Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, iniciou o deslocamento para a cidade de Antofagasta, no Chile, onde irá participar do Exercício SALITRE II juntamente com as Forças Aéreas da Argentina, Chile, Estados Unidos e França. A operação ocorre entre os dias 19 e 30 de outubro.

Apoiada pelas aeronaves KC-137, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Aviação (2°/2° GAV – Esquadrão Corsário), e C-130, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação (1°/1° GAV – Esquadrão Gordo), a FAE 103 decolou no dia 16 e outubro de Brasília com destino às cidades de Santa Maria e Canoas, para juntar-se ao Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAV – Esquadrão Centauro) e iniciarem o deslocamento para o Chile.

Durante o voo, que aconteceu entre as cidades de Canoas-Brasil e Antofagasta-Chile, as aeronaves A-1 (Falcão) voaram todo o tempo em formação e realizaram reabastecimento em voo (REVO), aprimorando a eficiência dos pilotos e tripulantes dos dois Esquadrões nesse tipo de atividade.

O REVO, recurso utilizado para dar mais autonomia às aeronaves de combate, é uma atividade na qual o avião tanque (KC-137) transfere combustível para os aviões de caça (A-1). O equipamento é composto basicamente por uma cesta conectada ao reabastecedor, que fica balançando aleatoriamente à frente do caça. O piloto precisa acertá-la a setecentos quilômetros por hora para encher o tanque de combustível da aeronave. A chegada à Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta, deu-se por volta das 10h30 do dia 18 de outubro, após uma passagem baixa em formação sobre a pista de pouso. Sob uma recepção calorosa por parte dos militares chilenos, os militares brasileiros pisam em solo chileno e explodem de alegria e entusiasmo, dando início ao segundo Exercício Salitre.

FONTE: CECOMSAER

wpDiscuz