Helicóptero da Segurança faz pouso forçado em Maceió

10

Schweizer fazia o patrulhamento na periferia da capital quando pane forçou o pouso em terreno da Via Expressa

Bleine Oliveira

A queda do helicóptero de marca Schweizer, prefixo PR SCO 01, da Secretaria de Defesa Social (SDS), ontem, no Conjunto Recanto dos Pássaros, na Via Expressa, surpreendeu a própria diretoria de operações aéreas da SDS, pois a aeronave havia passado por revisão no último sábado, 17. Doado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, o helicóptero chegou a Alagoas em março do ano passado, sendo usado nas ações de combate à violência.

Na tarde de ontem, antes do pouso forçado, a aeronave fazia patrulhamento na periferia de Maceió, comandada pelo tenente-coronel Antônio Soutto do Cabo Júnior, acompanhado pelo capitão Márcio Henrique de Assunção, oficiais da Polícia Militar de Alagoas. Os dois sofreram ferimentos leves, sendo socorridos no hospital da Unimed e na Santa Casa de Maceió.

FONTE: Gazeta de Alagoas, via Notimp

Helicóptero foi usado no Rio de Janeiro durante os Jogos Pan-Americanos

Exatos dez meses depois da doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da chegada em Alagoas, o helicóptero modelo H269 – Schweizer já está em operação no estado. A aeronave – utilizada nos jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007 – reforça, desde a semana passada, o patrulhamento policial da cidade de Maceió.

Segundo o comandante da Diretoria Integrada de Operações Aéreas (Diopaer), Coronel Dowell, o helicóptero estará no ar todos os dias neste fim de ano para ajudar à Polícia Militar, principalmente em áreas como o corredor bancário, o centro de Maceió e a orla da capital. “Ele será utilizado em operações especiais na periferia, assim como controle de trânsito e auxilio em perseguições e fugas”, explicou o diretor em entrevista à rádio Difusora.

Coronel Dowell explica também que esse modelo de aeronave não está adaptado para vôos noturnos e só pode operar com a luz solar. “É um modelo mais simples e de custo operacional mais baixo e será destinado ao policiamento aéreo”, revela.

Além dessa aeronave, o estado deve contar com outro helicóptero no próximo ano. “Esse virá pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) e também vai ajudar o patrulhamento, mas também terá outras utilidades, pois será maior que esse doado pela Senasp. Estamos providenciando a licitação e o dinheiro virá do Governo Federal”, conta o Coronel.

FONTE/FOTO: JC Online

wpDiscuz