COMDABRA conclui exercício inédito de combate BVR simulado

7

O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) realizou, no período de 19 a 25 de setembro, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), a Operação COMDAEX 2009 – Fase Simulada. Nesse exercício, totalmente simulado, inédito no Brasil, teve por objetivo a criação e treinamento, em ambiente virtual, do que poderá vir a ser executado na realidade, quando no desenrolar de uma operação aérea militar fictícia ou verdadeira. O ICEA, com infraestrutura, suporte, desenvolvimento e tecnologia contribuiu, mais uma vez, para o exercício.

Estiveram, também, em treinamento de combate no ICEA, dezenas de Controladores de Operações Aéreas Militares (COAM) com objetivo de aperfeiçoar os procedimentos de Controle Militar, os COAM participaram do estágio de treinamento, utilizando o Laboratório de Simulação de Operações Militares do ICEA, para executarem missões de controle de Combate Aéreo BVR (Beyond Visual Range). O Combate BVR é uma das táticas mais modernas dentre as utilizadas pela maioria das forças aéreas estrangeiras participantes da OTAN.

A Operação COMDAEX 2009 Fase Simulada, contou com 80 militares de diferentes forças sob coordenação e gerenciamento do Comandante do COMDABRA, Major-Brigadeiro-do-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e do Estado-Maior Combinado do COMDABRA, o Coronel-Aviador José Eduardo Portella Almeida.

Esta simulação da Operação COMDAEX 2009 no ICEA foi coroada de pleno êxito e assim, pela primeira vez em sua história, a Força Aérea Brasileira experimenta toda uma operação militar em ambiente 100% simulado, procurando analisar erros, acertos, lições aprendidas e o aperfeiçoamento da doutrina, antes mesmo de realizá-la.

FONTE: COMDABRA

Publicidade

wpDiscuz