Base Aérea de Canoas espera 50 mil nesta segunda-feira

3

Exposição se inicia às 10 horas

Lílian Patrícia

Os portões da Base Aérea de Canoas (Baco), na Augusto Severo, 1.700, bairro Nossa Senhora das Graças, estarão abertos por oito horas nesta segunda-feira para mais uma edição da Exposição de Aeronáutica (Expoaer 2009). O evento, que acontece anualmente sempre no Dia da Criança, se inicia às 10 horas e terá o ponto alto às 16 horas com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A novidade ficará a cargo do Hangar da Leitura, espaço dedicado à cultura durante a feira. A entrada é franca e para participar de sorteios é preciso doar um quilo de alimento não-perecível, agasalho ou brinquedo. A expectativa dos organizadores é de que 50 mil pessoas passem pelo evento que termina às 18 horas. Caso a chuva persista, as manobras aéreas serão suspensas.

Acrobacias, saltos de paraquedistas, exposições estáticas de aeronaves militares e civis e a apresentação de quatro bandas completam a programação. Para aqueles que levarem donativos serão sorteados dois voos panorâmicos pela cidade. Para ganhar uma lembrança da festa basta passar por uma das bancas de artesanato.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça será o ponto alto do evento com sete aviões tucanos desenhando no céu de Canoas. Os acrobatas do céu já estão em Canoas. Os visitantes poderão conhecer de perto o caça A-1, o Lockhead C-130 (o Hércules), o avião-radar R99, além dos caças F-5 e do Bandeirantes. Entre os helicópteros estarão os modelos Bell da Marinha de Rio Grande e Ximango da Brigada Militar.

Para incentivar a leitura a Secretaria Municipal de Cultural vai distribuir 9 mil kits de livros para as crianças que comparecerem à festa. A iniciativa é uma parceria da Baco e Prefeitura e conta com o apoio da Câmara Riograndense do Livro e doações da editora Paullus. No Hangar da Leitura o público contará com um amplo espaço para participar de diversas atividades culturais.

TRÁNSITO

A diretoria de Trânsito preparou para hoje esquema especial para a circulação de veículos e pedestres no entorno da Baco. Vinte e três agentes vão orientar motoristas e visitantes desde a avenida Guilherme Schell até a rua Augusto Severo, onde se dará o acesso à Expoaer 2009. Eles estarão também nas ruas Tobias Barreto e nas transversais. A avenida Farroupilha será bloqueada para veículos.

Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida a população contará com passe-livre em todas as linhas urbanas. Os ônibus com destino à Expoaer vão circular com intervalos de 20 minutos. Haverá ainda um terminal a uma quadra da Baco, na esquina das ruas Itália e Alberto Bins. Os visitantes da feira contarão também com um ponto de táxi em frente ao Cssgapa.

FONTE: Diário de Canoas

wpDiscuz