Lula diz que só conhece a proposta da França para venda de caças ao Brasil

142

ESTOCOLMO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que só conhece oficialmente a proposta da França (da empresa Dassault, que produz o Rafale) na disputa do contrato para a compra de aviões de combate. Os Estados Unidos (Boeing) e a Suécia (Saab) também já apresentaram propostas. Segundo Lula, a decisão será tomada de acordo com as necessidades do Brasil.

– Temos que tomar conta do pré-sal, da Amazônia, dos 15 mil km de fronteira seca, de 8 mil km de costa marítima e agora tem essa história de piratas da Somália – justificou o presidente.

Nesta terça-feira, Lula será recebido pelo primeiro-ministro da Suécia, Fedric Reinfeldt, que defende a candidatura da Saab, fabricante do Gripen, como fornecedora das 36 aeronaves que servirão para modernizar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a ministra de Comércio da Suécia, Ewa Björling, o assunto estará em pauta.

Na segunda-feira, em Buenos Aires, o ministro da Defesa, Nelson Jobim,disse que o país estava mais inclinado à empresa francesa Dassault do que à sueca Saab e à americana Boeing na disputa por um contrato para a compra de aviões de combate devido à oferta de transferência irrestrita de tecnologia.

Antes de decidir sobre qual modelo o Brasil vai comprar para renovar a frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), Lula deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional. O relatório final sobre os três modelos em disputa deverá ficar pronto até o fim deste mês.

FONTE: O Globo

wpDiscuz