Denel Aviation negocia venda de ‘Cheetahs’ à Força Aérea do Equador

46

A empresa sul-africana Denel Aviation está em negociações com a Força Aérea do Equador (FAE) para a venda de 12 caças Cheetah C/D.

A FAE precisa substituir suas aeronaves de combate supersônicas e os Cheetah C e D ex-SAAF, desativados com a entrada em serviço do Gripen, parecem ser uma ótima compra de oportunidade.

Em abril deste ano uma equipe da FAE esteve na África do Sul para vistoriar as aeronaves disponibilizadas pela Armscor, a agência estatal responsável pelos equipamentos desativados da África do Sul.

A frota de Cheetah foi aposentada pela SAAF em 2008 e a Denel Aviation esteve envolvida na fase estruturada do sistema de apoio logístico do Cheetah e auxiliou a embalagem dos sistemas e armazenagem dos equipamentos, enquanto se aguarda uma possível venda.

A Denel Aviation foi o contratante principal para o desenvolvimento do Cheetah em meados da década de 80, uma variante do Mirage III, e detém a autoridade de concepção, manutenção e os conhecimentos sobre a aeronave.

Os Cheetah estão equipados com aviônica moderna e podem usar empregar bombas guiadas a laser (LGB) e bombas guiadas por GPS. Para missões ar-ar os caças podem levar o míssil BVR  V4 R-Darter (irmão do Derby israelense), U-Darter e  Python 3.



wpDiscuz