Tempos ruins para a BAE Systems
A reestruturação afetará quatro fábricas, todas na Inglaterra, entre elas a de Woodford, na região de Cheshire (noroeste), que será fechada ao fim de 2012.
O fechamento de Woodford (630 postos de trabalho) está ligado ao fim do programa de produção do avião de patrulha marítima Nimrod MRA4.
As outras fábricas serão afetadas pelo fim da terceirização e pela redução de outros programas militares, incluindo a modernização dos aviões de combate Harrier.
Acusações
A fabricante de armamentos de defesa BAE Systems foi acusada de pagar milhões de libras em suborno para vencer contratos em países na Europa e África. O grupo foi investigado pela agência contra fraudes do governo britânico e pode pagar até 1 bilhão de libras (cerca de R$ 2,8 bilhões) em multas. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Segundo a publicação, a empresa de armamentos pagou propina na África do Sul, Romênia, República Checa e Tanzânia em troca de contratos bilionários. Segundo o Daily Mail, seria o maior caso de fraude da história britânica.
A empresa afirma que sempre agiu com responsabilidade e que, se a agência contra fraudes do governo obtiver autorização para processar a BAE, irá se defender.
Se for condenada, a companhia pode perder contratos na União Européia e Estados Unidos.
FONTE: portal Terra/Publico.pt/AFP
FOTO: geograph.org.uk