REVO na Operação Laguna
Como atividade da Operação Laguna, um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou hoje, 02, da Base Aérea de Campo Grande às oito horas da manhã e, durante três horas, sobrevoou a região sul do estado, com aproximadamente 12 mil litros de combustível para o reabastecer quatro aviões de caça F-5.
Para o reabastecimento, cada caça se aproximava do Hércules, que sobrevoava na altitude de cinco mil metros, e através de uma mangueira se conectava para receber o combustível. Os quatro F-5 reabasteceram duas vezes cada um, consistindo em cerca de 2.500 litros por aeronave.
As Forças Armadas modernas utilizam o reabastecimento em voo como uma vantagem tática. “Os caças gastam muito combustível porque durante o exercício de combate eles voam acima da velocidade do som (1.228 km/h) e, por suas características, não têm um grande reservatório; mas é essencial mantê-los o máximo de tempo em combate, devido ao seu poder de fogo. Então, nós no Hércules auxiliamos com o reabastecimento desses caças para que eles possam voar por mais tempo e continuar na missão”, esclarece o sargento Gilberto, um dos dez tripulantes da aeronave.
Segundo o Capitão Michelin, a importância do exercício é aprimorar o treinamento para que, caso ocorra uma guerra real, os militares estejam preparados. “A missão ocorreu como previsto, e portanto foi um sucesso”, diz o capitão. A bordo deste voo também estavam três universitários que participam da equipe de comunicação da Operação Laguna.
FONTE: Operação Laguna FOTO: Jiovani Carminatti
LEIA TAMBÉM: