Suécia inclui compra de aviões brasileiros em proposta de caças

26

A Suécia incluiu na proposta apresentada nesta sexta-feira (2) à Aeronáutica na concorrência sobre os caças a possibilidade da compra de aviões brasileiros como contrapartida. A proposta final dos suecos foi apresentada nesta manhã ao governo brasileiro. França e Estados Unidos também disputam a venda de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo Ake Svensson, presidente mundial da Saab, empresa sueca que fabrica os caças Gripen NG, foi incluída na proposta o desejo de compra dos aviões brasileiros militares KC 390 e Supertucano. O primeiro é um avião de transporte e o segundo de treinamento militar. A proposta dos suecos não especifica quantos aviões brasileiros poderiam ser comprados.

O presidente mundial da Saab afirmou ainda que por meio de transferência de tecnologia a Suécia estaria disposta a transferir ao Brasil até 175% do valor do contrato para a compra dos 36 caças. Pela proposta sueca, seriam 28 caças para somente uma pessoa e outras com oito para duas pessoas.

Além de Svensson, participou de uma coletiva na embaixada da Suécia em Brasília o secretário de Defesa do governo sueco, Hakan Jevrell. Eles não quiseram revelar o valor da proposta financeira apresentada ao governo brasileiro. Os suecos apenas reafirmaram que devido à manutenção e ao ciclo de vida o preço final de um Gripen seria metade do preço dos concorrentes.

De acordo com o presidente da Saab, as diferenças do Gripen NG para o modelo em uso por Suécia, Hungria, República Tcheca e África do Sul vão desde o motor até os equipamentos de comunicação. Ele garante que a entrega dos primeiros modelos aconteceria em 2014.

O secretário de Defesa da Suécia afirmou que o governo daquele país também comprará os caças Gripen NG. Segundo ele, a decisão do parlamento sueco é ter 100 caças até 2040, mas não há previsão de cronograma para as compras.

FONTE: Correio24h

wpDiscuz