O programa KC-X da USAF, que tem como objetivo a escolha de um substituto para a frota de KC-135, será relançado em breve. A expectativa é de que sejam adquiridos 179 aviões por um custo estimado em 35 bilhões de dólares.

Depois de ser cancelado por duas oportunidades, a USAF espera relançar o seu RFP (request for proposals) ainda esta semana para os consórcios concorrentes. De um lado a Boeing e do outro a a Northrop Grumman/EADS.

Conforme informado pelo secretário da Força Aérea, Michael Donley, o plano é anunciar o vencedor no meio do ano que vem adquirir o avião em 2013 e iniciar as entregas dois anos depois.

Em fevereiro de 2008 o consórcio Northrop Grumman/EADS foi declarado o vencedor do KC-X. A Boeing protestou e auditores do governo dos Estados Unidos identificaram elementos de ingerência no processo conduzido pela USAF e cancelaram .

Houve ainda uma proposta dos congressistas norte-americanos para a compra das duas aeronaves. Essa hipótese foi descartada pelo secretário de Defesa Robert Gates em função dos elevados custos.

Inconformados com os subsídios europeus oferecidos aos aviões da Airbus, congressistas norte-americanos que apóiam a Boeing querem a inclusão no RFP de medidas tomadas pela Organização Mundial do Comércio que condenam esta prática.

Por outro lado, alguns advogam que incluir decisões da OMC na concorrência em questão seria um grave erro com conseqüências maléficas, restringindo as decisões do Pentágono na escolha pelo melhor equipamento para as Forças Armadas.

FOTOS: Poder Aéreo/USAF

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