Afeganistão pode tornar-se terceiro operador de AMX
A empresa Alenia apresentou uma proposta à USAF para vender um lote de caças AMX da Força Aérea Italiana para a Força Aérea do Afeganistão (Afghanistan National Army Air Corps).
Um representante da Alenia confirmou a oferta, feita em abril deste ano, acrescentando que a mesma incluía um lote de aproximadamente 20 aeronaves Alenia/Embraer AMX que não será modernizado pela Força Aérea Italiana.
Atualmente a USAF é responsável pelas compras de aeronaves militares para o Afeganistão. Uma oferta semelhante foi aceita no passado recente quando aeronaves de transporte G.222 italianas foram oferecidas. Os primeiros G.222 deverão ser entregues ao Afeganistão ainda esta semana.
Até o momento a USAF não se manifestou sobre a proposta, mas foram levantados questionamentos sobre a manutenção das aeronaves.
Estes AMX oferecidos não fazem parte do lote de 52 que está recebendo o pacote de modernização conhecido com ATOL. A Itália espera enviar algumas aeronaves para dar apoio às tropas da OTAN que combatem no Afeganistão.
LEIA TAMBÉM:
- AMX italianos: após a Green Flag, vem a Red
- AMX italianos em exercício com Predator B
- AMX podem combater no Afeganistão
FONTE: Flightglobal