O ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi irônico ontem ao comentar a proposta da empresa sueca Saab de oferecer ao Brasil caças Gripen NG pela metade do preço cobrado por franceses e norte-americanos. Jobim destacou que desconhece oficialmente o assunto. “Isto é compra casada? Você compra uma garrafa de cerveja e leva quatro de guaraná?”, ironizou Jobim, ao falar sobre declaração feita na véspera pelo secretário de Estado da Defesa da Suécia, Hakan Jevrell.

Jevrell esteve em Brasília para um encontro com Jobim, que acabou não ocorrendo porque o ministro se sentiu indisposto. O secretário sueco foi recebido pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. “Temos um preço muito forte. Na verdade, o Brasil poderia comprar dois Gripen NG pelo preço de um (dos concorrentes)”, assinalou Jevrell, antes da audiência.

Ontem, ao participar de uma solenidade no Rio de Janeiro, Jobim admitiu a possibilidade de estender o prazo para que França, Suécia e Estados Unidos apresentem as propostas sobre a venda de caças ao Brasil. Estabelecido inicialmente para a próxima segunda-feira, o prazo pode ser ampliado se a Força Aérea Brasileira (FAB) considerar necessário. “Vai depender da Aeronáutica, pois há questões técnicas implicadas”, justificou Jobim.

Na quarta-feira passada, em audiência na Comissão de Relações Exteriores, Jobim chegou a confirmar a preferência política do governo pela proposta da França, enfatizando que a decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas reconheceu que a escolha também será técnica.

FONTE: Correio Braziliense

NOTA DO BLOG: Lamentável o comentário do ministro. Isto pode ser um indicativo de desdém por qualquer outra proposta que não seja aquela de sua preferência, dando mais um indício de que este é um jogo de cartas marcadas.

wpDiscuz