Armas e suporte para os F-16 do Marrocos
A agência norte-americana para cooperação em segurança e defesa (US Defense Security Cooperation Agency -DSCA) notificou o Congresso dos EUA no último dia 9 de setembro sobre uma possível venda, fia FMS (Foreign Military Sales) para o governo do Marrocos, relacionada a equipamentos de suporte e armamento para os 24 caças F-16 C/D Block 50/52 que a Força Aérea do país adquiriu. O valor estimado da venda é de 187 milhões de dólares.
O Marrocos solicitou 40 lançadores LAU-129A, 20 mísseis ar-superfície AGM-65D MAVERICK, quatro AGM-65D e quatro AGM-65H MAVERICK de treinamento, 60 kits de GBU-12 PAVEWAY II, 28 canhões M61 20mm Vulcan, 28 rádios aerotransportados AN/ARC-238 com HAVEQUICK I/II ou SATURN I/II.
Também estão incluídos um simulador, 40 trilhos de lançamento LAU-118A, seis Pods designadores AN/AAQ-33 SNIPER com estação de solo, 16 Pods de instrumentação (mais quatro estações de terra) para manobras de combate aéreo (Air Combat Maneuvering Instrumentation – ACMI) oito planejadores de missão (Joint Mission Planning Systems), dois receptores de vídeo operados remotamente, 30 sistemas de alerta radar AN/ALR-93 (Radar Warning Receivers – RWR), 30 óculos de visão noturna AN/AVS-9 (Night Vision Goggles – NGV).
Completam o pacote contêineres, componentes de bombas, equipamentos de suporte, de reparos e de retorno, peças sobressalentes, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal (incluindo equipamento de treinamento), serviços de suporte, engenharia e logística.
FONTE: DSCA (US Defense Security Cooperation Agency)
FOTOS: F-16 norte-americano com pod SNIPER – Lockheed Martin / F-16 lançando AGM-65 Maverick –Raytheon
NOTA do BLOG: as comunicações da DSCA ao Congresso dos EUA são de praxe para vendas de equipamentos via FMS. Para saber mais sobre a compra dos F-16 C/D Block 50/52 pelo Marrocos, à qual esta notícia está relacionada, clique no link abaixo: