‘Desafio Poder Aéreo 9’ – resposta

0

Loire-et-Olivier LeO 451 – Bombardeiro médio de uso estratégico.

Em 1934 o Service Thechnique del’Aéronautique solicitou um bombardeiro médio para quatro tripulantes, capacidade para 1200kg de bombas e raio de 700km.

Os projetos que competiram eram o Amiot 341, Latécoere 570, o Romano 120 e o próprio LeO 45. O primeiro protótipo do LeO 45-01 voou em janeiro de 1937. três semanas antes da Loire-et-Olivier ser nacionalizada e tornar-se a SNCASE – Société Nacionale de Construcions Aéronautiques de Sud-Est.

O avião era muito manobrável e, sem a sua carga de bombas, totalmente acrobático. O grand eproblema dos primeiros exemplares era exatamente a motorização. Os HS 14AA de 1.100 hp foram substituídos por dois Gnome-Rhone 14N. Mais tarde estes também foram trocados por outra versão do 14N denominanda 14n 20/21. Modificações posteriores foram feitas.

Pela carenagem do motor e o formato da deriva dupla, ambos mostrados no desenho acima, fica evidente que este exemplar é um dos últimos modelos do LeO 451 que saíram da linha de produção.

Parabéns para os participantes que acertaram. Semana que vem teremos mais um ‘Desafio Poder Aéreo’.

Publicidade

wpDiscuz