Os 10 AMX da Força Aérea Italiana participaram dos exercícios Green Flag e Red Flag

A Força Aérea Italiana informou que, no último dia 8 de setembro, os 10 aviões de ataque AMX que participaram de exercícios nos EUA retornaram à Itália. No total, foram aproximadamente 900 horas de voo, distribuídas em 313 missões.

As aeronaves deixaram a Base norte-americana de Nellis em 5 de setembro rumo a Bangor (Maine, costa leste dos EUA), onde pousaram após seis horas e meia de voo. No dia seguinte, decolaram rumo ao arquipélago de Açores, que atingiram após mais 8 horas de voo. Por fim, decolaram no dia 8 rumo à Itália, sendo que 2 unidades pousaram em Amendola e 8 em Istrana. Para o traslado, foram realizados onze reabastecimentos em voo, sete deles sobre o Atlântico, com o emprego de um avião tanque KC-10 norte-americano.

Das 313 missões realizadas nos dois exercícios nos EUA, 140 foram da Red Flag 09-05, com destaque para as missões noturnas, empregando NVG (Night Vision Goggles – óculos de visão noturna), e a “destruição” de baterias móveis de mísseis Scud, utilizando tanto os canhões Vulcan de 20mm quanto bombas Mk 82.

FONTE e FOTOS: Força Aérea Italiana

SAIBA MAIS:

wpDiscuz