Acidente com Mirage F-1 espanhol
Dia 10 de setembro último, quinta-feira, um Mirage F-1 da Força Aérea Espanhola (Ejército del aire) acidentou-se pela manhã por volta das 11h (horário local), na localidade de Arroyofrío, nas proximidades de Cazorla (Jaén). A aeronave, que operava na Ala 14 a partir da Base de Albacete, estava em missão de treinamento.
O piloto, Tenente Ángel Gálvez Belmonte, conseguiu ejetar-se, sofrendo apenas ferimentos leves, segundo informação do Ejército del Aire. Desconhecem-se, até o momento, as causas do acidente.
FONTE e FOTO: Ejército del Aire
NOTA do BLOG: o Mirage F-1 entrou em serviço na Força Aérea Espanhola em 1975, pouco depois do início das operações do modelo na Força Aérea Francesa, e a Ala 14 é a última unidade espanhola a operá-lo. Pouco mais da metada da frota original, de 67 aeronaves, foi perdida em acidentes nesses 34 anos de serviço. A frota foi recompletada por 17 aeronaves usadas, provenientes do Catar e da França, permitindo que 53 aeronaves (4 biplaces), sofressem modernização entre 1995 e 2001.
Em janeiro deste ano, outro acidente em treinamento resultou na perda de duas aeronaves do tipo na Força Aérea Espanhola, infelizmente com a morte de três tripulantes. Para saber mais sobre o assunto, assim como outras operações envolvendo o Mirage F-1 no Ejército del Aire e notícias variadas sobre o modelo, clique nos links abaixo.