Voa primeiro Nimrod MR4 de produção
O primeiro BAE Nimrod MRA4 de produção voou pela primeira vez no último dia 10 de setembro. Durante uma hora e quarenta minutos a aeronave PA04 realizou ensaios de voo antes de pousar em Norwich, onde receberá a pintura padrão da RAF. Os Nimrod MRA4 substituirão a versão MR2, em uso desde 1975, como a principal plataforma ASW, ASuW e SAR da RAF.
Segundo a BAE, principal contratada do programa de desenvolvimento da versão MRA4, a RAF terá em suas mãos uma aeronave com, pelo menos, mais 30 anos de serviços. O programa de modernização destes aviões foi bastante extenso, incluindo a troca das asas e substituição dos motores (observar na foto acima as tomadas de ar maiores que as originais). Todo o “recheio” foi trocado e o painel da cabina foi redesenhado com base no painel do Airbus A340 (ver foto abaixo). São mais de 90 antenas e sensores que podem “escanear” uma área do tamanho da Grã-Bretanha a cada 10 segundos.
O PA04 é o primeiro de nove Nimrod em processo de modernização e um dos quatro que ficarão baseados em Kinloss (Escócia) a partir do ano que vem. Outras três aeronaves que participaram do processo de desenvolvimento e ensaios de voo não integrarão os esquadrões de linha.
Por falar em Kinloss, a base aérea recebeu um “novo morador permanente” desde a última quarta-feira. Trata-se de um Nimrod MR2 que foi modificado para ficar exposto ao lado do portão número 3. Uma pista provisória entre a área de taxiamento da base e a entrada da mesma foi construída para dar passagem ao avião.
De volta ao Afeganistão
O Ministério da Defesa do Reino Unido informou no início do mês de setembro que o Nimrod voltará a executar missões sobre o Afeganistão. No entanto, este retorno será marcado por muita apreensão. Em setembro de 2006 o Nimrod XV230 (primeiro Nimrod operacional da RAF) explodiu em pleno ar após um reabastecimento aéreo. Todos os 14 tripulantes morreram. Foi a maior perda britânica em combate, em um único evento, desde a Guerra das FalklandsMalvinas.
Acredita-se que um vazamento tenha ocorrido durante o reabastecimento e parte do combustível se acumulou no “bomb bay”, onde o incêndio começou. Este incêndio no bomb bay foi reportado pelo piloto via rádio e o mesmo decidiu retornar para Kandahar. Um Harrier foi enviado para escoltar o Nimrod. Cerca de 25 milhas antes de pousar em Kandahar, o piloto do Harrier viu uma das asas explodindo. Pouco segundos depois foi a vez do avião inteiro virar uma bola de fogo.
Com informações da BAE e das agências internacionais
FOTOS: BAE Systems