Empresa será a 20ª companhia regional do Brasil

A Sol Linhas Aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil – Anac – assinam nesta quinta-feira, em Brasilia, o Contrato de Concessão, ato que cumpre a última etapa do processo legal para início de operações da mais nova empresa de transporte aéreo regional, com sede em Cascavel, Paraná.

A solenidade está agendada para as 14h desta quinta, no gabinete da diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira e contará com a presença do ministro do Planejamento Paulo Bernardo, do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, autoridades e convidados.

Segundo o presidente da Sol, empresário Marcos Solano Vale, após a assinatura do Contrato de Concessão, resta apenas a aprovação pela Anac, das rotas e horários de voos, para início de venda de bilhetes e operações comerciais.

O processo

A Sol será a 20ª companhia aérea brasileira a operar voos regulares de passageiros. A concessão que será firmada hoje, vale por 10 anos. A Sol está sendo aprovada depois de cumprir todos os requisitos legais. O primeiro passo foi a Autorização de Funcionamento Jurídico, expedido pela Anac para a empresa em 15 de outubro de 2008. A segunda etapa, a obtenção do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), o que ocorreu em 31 de julho deste ano.

Para a liberação do Cheta é realizada detalhada avaliação das condições operacionais de uma companhia aérea, de acordo com os padrões brasileiros e internacionais de segurança, quando são checadas as aeronaves (configuração, equipamentos a bordo etc.), treinamento de pessoal operacional (tripulação, equipe em solo), planos de segurança obrigatórios, procedimentos de manutenção, instalações físicas nos aeroportos e outros itens. A terceira e última fase da criação de uma companhia aérea é a concessão.

Proposta de trabalho

A Sol Linhas Aéreas é uma iniciativa de empreendedores paranaenses, que pretende atender oferecer alternativas de transporte aéreo adequadas à crescente demanda das principais concentrações urbanas.

Segundo o empresário Marcos Solano Vale, que lidera o empreendimento, as operações devem iniciar com voos diários entre Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá. Novas linhas serão incorporadas gradativamente, integrando cidades paranaenses, dos estados e países vizinhos.

“A Sol Linhas Aéreas nasce como uma contribuição ao desenvolvimento e integração regional. Temos o firme propósito de oferecer alternativas de vôos compatíveis com a demanda, por um preço justo, com conforto, segurança e pontualidade”, resume Marcos Solano.

FONTE: Sol Linhas Aéreas

wpDiscuz