Gates visita linha de montagem do F-35
Protótipo do F-35B dificilmente fará VTO em setembro
Gates disse aos repórteres presentes que o programa JSF é o “programa central do futuro da aviação tática dos EUA” e que o país não pode deixar de possuir de uma aeronave como esta.
O secretário é um dos maiores apoiadores do programa JSF, depois de cancelar o programa do F-22 por questões de custo. No entanto, custo é exatamente o centro das discussões. O custo do programa JSF cresceu cerca de 50% desde que foi contratado oito anos atrás. Atualmente está orçado em 100 bilhões de dólares.
O programa sofre pressões de todos os lados. O primeiro pouso vertical do protótipo do BF-1 (F-35B) deveria ocorrer em setembro ou outubro. Porém, o protótipo não deverá estar pronto para o teste.
No último dia 24 de agosto, durante um voo teste, um dos indicadores que controlam a temperatura de exaustão indicou superaquecimento na região do bocal. Técnicos da Lockheed estão procurando a origem do superaquecimento. Pode ser até uma falha do sensor de leitura, mas problemas técninos de pequena monta como este atrasam todo o programa e elevam os custos.
Por outro lado, o protótipo BF-2 já completou uma série de ensaios de voo, incluindo reabastecimento aéreo.
FONTE: Flightglobal / FOTO: Lockheed Martin