No MAKS 2009, a Russia mostrou o primeiro equipamento de seu caça pesado de quinta geração PAK FA/T-50: a antena do radar de varredura eletrônica ativa (AESA).  Segundo o comandante Aleksandr Zelin, um protótipo do PAK FA deverá realizar seu primeiro voo em novembro ou dezembro deste ano, e já teria sido mostrado a Vladimir Putin, em maio, durante visita da autoridade à planta da  KnAAPO em Komsomolsk-on-Amur.

Apesar de não terem sido revelados dados sobre a nova antena, além de que ela contém mais de 1.000 módulos de transmissão e recepção, foi dito que o equipamento iniciou testes em novembro do ano passado, passando a ser integrado a outros elementos do radar neste verão (do hemisfério norte). Um segundo exemplar deverá ser completado até meados do ano que vem para instalação em um protótipo operacional do T-50.

A Sukhoi deverá completar cinco protótipos do PAK FA para testes iniciais, incluindo dois dedicados a testes de solo. Esses testes estariam agendados para o período 2011-2012, e a empresa espera produzir, por volta de 2015, um primeiro lote de aeronaves para testes operacionais. Os primeiros lotes deverão ser equipados com turbinas derivadas das AL-31F. Um novo motor deverá ser incorporado a aeronaves de lotes subsequentes, provavelmente um design proposto pela  MMPP Salut e baseado na AL-31FM3.

FONTE e FOTO DE CIMA (Vladamir Karnozov): Flight Global

IMAGEM DE BAIXO: uma das concepções mais disseminadas do PAK FA. Para ver outras, confira os links abaixo.

COLABOROU (Vídeo): Welington

NOTA do BLOG: reparar, no vídeo, o diâmetro da antena em comparação ao tamanho do apresentador.

SAIBA MAIS:

wpDiscuz