O Storm Shadow é um míssil de cruzeiro anglo-francês, lançado do ar. É fabricado pela MBDA e usado pela França, Itália e Reino Unido. Storm Shadow é o nome britânico para a arma. Na França ele é chamado de  SCALP EG (Emploi Général, Emprego Geral). O míssil é baseado no MBDA Apache anti-pista e difere deste pela cabeça de guerra, ao invés de levar submunições.

O míssil tem características furtivas, com alcance de 150 milhas (241km). É propulsado por um turbojato à velocidade de Mach 0.8 e pode ser transportado pelo Tornado IDS, Eurofighter Typhoon, Dassault Mirage 2000 e Dassalt Rafale. O F-35 também poderá levar o míssil.

A cabeça de guerra BROACH tem uma carga perfurante, permitindo ao míssil penetrar “bunkers”. O Storm Shadow pesa 1.300kg, diâmetro de 1m e envergadura de 3m. O míssil pode ser empregado para destruir instalações de comando e controle, infraestrutura de aeródromos, instalações portuárias, depósitos de munição, navios e submarinos no porto e pontes.

O Storm Shadow é “fire and forget”, programado antes do lançamento. Uma vez lançado, não pode ser controlado. O míssil segue seu curso à baixa altura, guiado por INS/GPS e acompanhamento do terreno (Terprom) na área do alvo.

Perto do alvo, o míssil sobe até a altitude ideal para melhorar a probabilidade de acerto e identificação do alvo. Nessa fase, o nariz do míssil é ejetado e uma câmera infravermelha de alta resolução observa o alvo, para confirmar a informação armazenada.

A MBDA está desenvolvendo uma versão naval, chamada de SCALP Naval, para ser lançada de navios e submarinos, usando o lançador VLS Sylver. Para prover um alcance similar ao Tomahawk, o Scalp Naval será mais largo que o Storm Shadow.

O preço do míssil é salgado: uma fonte diz que a Itália pagou US$270 milhões por 200 unidades. O senado francês indica o custo de €800.000 por unidade.

wpDiscuz