Novo contrato para manter os Tornado da RAF voando
A frota de Tornado GR4/4A da RAF vai se beneficiar do contrato de Mid-Life Fatigue Programme (MLFP) de £28 milhões, com o objetivo de manter os aviões voando até 2025.
O contrato MFLP foi fechado através do NATO Eurofighter e Tornado Management Agency (NETMA) com a Panavia. Os trabalhos serão realizados pela BAE Systems nas instalações Warton em Lancashire, envolvendo uma equipe de 30 técnicos. O projeto e desenvolvimento será feito pela EADS em Manching, Alemanha.
A Fase 2 do Programa envolverá o projeto e testes das modificações estruturais numa aeronave para ensaios, demorando cerca de 3 anos. Depois disso, uma decisão final será tomada para prosseguir à Fase 3, que, se aprovada, englobará modificações em 40 aeronaves ao custo de £207 milhões.
O Tornado GR4/4A é uma aeronave de geometria variável, de dois tripulantes, para voar missões de ataque em qualquer tempo, capaz de levar uma ampla variedade de armas. A frota atual é de 138 aeronaves, operando das bases da RAF Marham, em Norfolk, e Lossiemouth, em Moray.
O Tornado encontra-se em operação no Afeganistão e nos últimos 15 anos teve participação importante em várias campanhas, na primeira Guerra do Golfo, em Kosovo e no Iraque.
FONTE: MoD